sábado, 9 de abril de 2011

O que é a reciclagem?

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.
Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.
A palavra reciclagem ganhou destaque na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
Como disposto acima sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose.
Em outros casos, felizmente, isso não acontece. A reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

Paula Santana.

O que é o Planeta Terra?

   O planeta Terra é a vida em 3 dimensões, um mundo cheio de vida, as três dimensões são a água, a terra e o ar, juntos podem formar muita coisa, um mundo, um dos maiores planetas do Universo, o que tem mais de enfinitas vidas dentro dele.
   Muitos acreditam que quem criou essa linda bola azul, foi Deus, o criador dos céus e da terra. Foi ele que nos criou e cuidou a vida inteira, sem ele nós iriamos sobreviver, nem hoje, nem amanhã, e nem nunca. Deus nos proteje de coisas que dá para notar, e nos dá muitas coisas, como por exemplo, uma cúra, um almento, uma casa, dinheiro, mais uma coisa eu sei, ele sempre está do nosso lado, mesmo que o mundo tenha mais de infinitas vidas.
   Ajude o planeta com carinho e amor, que poderá ser abençoado com um presente de Deus.
   Sou muito grata de falar desde hoje para muitas pessoas sobre Deus, e como ele é bom para dar a cúra, uma benção, um presente, uma lágrima a menos, um ouvido para escutar sua voz e o verdadeiro filho, que é Jesus Cristo.
   A história de Jesus Cristo começa quando Deus manda dois anjos do céu para falar por um sonho que Maria e José (pais de Jesus), iriam ter um filho chamado Jesus, o grande salvador da Terra. E quando eles tiveram um filho em uma pequena mangedoura, Deus ficou muito feliz que Jesus, seu filho, tinha acabado de nascer. Então Jesus foi crescendo, crescendo, que ele quando tinha uns 7 anos, deu a vida a um passarinho morto que tinha acabado de nascer, e depois que ele ficou adulto ele deu a vida para uma garotinha muito doente, deu a vida a um homem depois de 3 dias de morte, Jesus é poderoso, Deus é o poder de tudo o que imaginar, até em sonhos.
 
   Paula Santana.